sexta-feira, 25 de junho de 2010

Cultura perde Seu Chiquinho

O músico e líder do grupo de choro Regional do Seu Chiquinho, Francisco Firme - mais conhecido como Seu Chiquinho - morreu, aos 83 anos, vítima de infarto. Perdemos um amigo apaixonado por música, que animou inúmeras rodas de choro, carnavais e outros festejos pelo Espírito Santo, principalmente na Barra do Jucu - local que ele escolheu como morada.

Nascido em Domingos Martins, Seu Chiquinho conheceu a Barra do Jucu em 1959, quando foi convidado a animar o carnaval barrense. Até que num determinado ano resolveu ficar de vez por esta banda de cá.

Ele prestigou inclusive, e por muitas vezes, o nosso Teatro da Barra/ES, com participações especiais no Auto dos Reis à Procura do Rei. Seu Chiquinho foi um símbolo da música capixaba com sua genialidade no dedilhar do cavaquinho, do bandolim e do banjo-tenor.

Seu grupo, o Regional do Seu Chiquinho, conta com as atrizes Dulce Lodi (pandeiro e vocal) e Anita Bonadiman (vocal), além de Élida Firme (vocal e maracá), Sérgio Lobão (violão de sete cordas) e Geraldo Pignaton (casaca).

"O choro capixaba perde seu mais antigo músico. Nós, do Regional do Seu Chiquinho, estamos muito tristes, mas continuamos com ele, através das suas músicas e interpretações singulares. Ele nos encantou com suas composições, como a Emboladinha - mistura de folclore capixaba com choro -, o Choro do Chico e o Choro do Rafael", comentou Dulce Lodi.

As canções e a forma de tocar de Seu Chiquinho serão sempre lembradas por quem teve a oportunidade de ouvi-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário