terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Matéria publicada no portal da Sedu

Socializamos a seguir matéria publicada no portal da Secretaria de Educação do Espírito Santo e referente a visita de estudantes à sede do Teatro da Barra/ES.

Alunos da Escola Estadual Marcílio Dias visitam o Teatro da Barra

26/11/2015 - 11:25

Os alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Marcílio Dias, localizada em Vila Velha, realizaram uma visita técnica ao “Teatro da Barra”, na Barra do Jucu. A atividade teve como objetivo integrá-los nas questões culturais e abrir horizonte referente aos acontecimentos culturais para que eles conheçam sua origem e a história de sua geração.

No local, os estudantes puderam conversar com o diretor teatral Paulo DePaula, que falou sobre a história do teatro no Espírito Santo e sobre toda sua trajetória junto com seu filho, o ator Bob de Paula, já falecido. Os alunos puderam ver a estrutura do lugar e os objetos utilizados nos cenários, durante apresentações teatrais de atores que por ali passaram e passam até hoje.

Paulo falou também sobre o curso de teatro em que é professor, para incentivar os alunos a ingressarem nesse universo de criação e atuação, onde eles possam ser um personagem, utilizando sua criatividade e imaginação.

De acordo com a professora de Língua Portuguesa Otília Noronha, os estudantes ficaram encantados com a visita. “Eles adoraram participar. A reação deles superou minhas expectativas. Achei que seriam resistentes, mas me surpreendi com tanta curiosidade que o lugar despertou nos estudantes”, afirmou.

Segundo ela, os alunos saíram dizendo que retornarão com a família. “Os alunos ficaram bastante interessados em fazer o curso de teatro promovido por Paulo. O curso é gratuito e ensina muitas dinâmicas legais, que contribuirão para o aprendizado escolar”, finalizou.
Alunos em visita experimentam adereços de peças existentes no acervo do Teatro da Barra/ES

Teatro da Barra
O Teatro da Barra/ES foi fundado em 1976 e, desde então, sua sede está localizada na Barra do Jucu, em Vila Velha, Espírito Santo. O grupo tem como característica típica inserir aspectos da história e da cultura do Espírito Santo às suas peças.

Há diferentes tipos de materiais para pesquisas, dentre os quais documentos, fotografias, jornais, livros, revistas, materiais de divulgação de espetáculos e DVDs.

Todos esses conteúdos estão estruturados e registrados no livro-catálogo Teatro da Barra/ES – Inventário Analítico, produzido por André Malverdes, Joanna Filgueiras e Paulo DePaula. Esse livro-catálogo está disponível no formato virtual do site http://pt.slideshare.net/teatrodabarraes/inventrio-analtico-do-teatro-da-barraes.

Paulo DePaula

Diretor e ator com Mestrado em Artes pela Truman State University, Paulo DePaula é aposentado como Diretor de Artes Cênicas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). É fundador, diretor e ator do Teatro da Barra/ES. É membro da Academia de Letras Humberto de Campos e autor de poesias, crônicas, contos, peças teatrais e livros didáticos (inglês-português).

Fonte: http://www.educacao.es.gov.br/default.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário