segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Singular

Resenha
Por Paulo DePaula

Do singular ao plural, foi o título escolhido por Fábio Mota para a encenação de seu musical sobre a vida de Vinicius de Moraes, peça em que as artes cênicas se entrelaçam e o plural torna-se singular: perfeita identificação dos jovens atores com as músicas, as intenções gestuais ou números musicais dançados – a partir da capoeira.

No final de 2009 – exatamente no dia 1º. de dezembro – fomos assistir ao Grupo Teatral “Tonga da Mironga”, que tem desenvolvido um importante papel cultural, além de educacional e social, no IFES – Instituto Federal do Espírito Santo.

Antes da apresentação do grupo como atores, o Professor Fábio Mota exibiu um curta com eles em excursão pelo Rio de Janeiro onde, entre outras visitas, vão à Casa de Paschoal Carlos Magno, casa-sede do Teatro do Estudante, assim se familiarizando com a história do teatro no Brasil.

O conhecimento do Rio, pareceu-nos muito importante ao grupo, que reviveu os passos de Vinicius na Praia de Ipanema onde surgiu, em sua homenagem, a Rua Vinicius de Moraes endereço do Bar Garota de Ipanema, título de famosa parceria bossa nova de Vinicius e Tom Jobim. O bar lembra-nos que Do singular ao plural, além das garotas, também não omitiu a presença do uísque no cotidiano de Vinicius. Devo dizer: Vero.

Uma noite Vinicius nos visitou, na Praia da Santa Helena, acompanhado por representantes do melhor da bossa nova capixaba, como o saxofonista/clarinetista Moacyr Barros, o compositor/cantor/violonista Cariê, e ele, o Vinicius, com uma garrafa de Mansion House debaixo do braço.

Muito bem dosada a quantidade do etílico e idílico em Do singular ao plural.
Fábio Mota criou um musical que nos mostra a diversidade de Vinicius, que se disse “o branco mais negro do Brasil.” Acho que Vinicius teria gostado de estar conosco naquela data próxima ao Natal de 2009. O perigo era se apaixonar por alguma das atrizes – por que o clima estava para tal. Numa cena do mosaico poético-musical, garota por garota, digo atriz pós atriz, se insinua e passa junto a Vinicius, parecendo oferecer o eterno para logo o deixar num vazio, imediatamente preenchido.

Novamente lembro-me de outro encontro. Desta vez com Guimarães Rosa - amigo e por um tempo vizinho do Posto 6 -, que me confessou ter Vinicius pedido que arranjasse uma desculpa para ele junto ao Itamaraty, pois ele estava no Galeão indo passar o fim de semana em Paris e ia faltar na segunda-feira, pois estava apaixonado...

Não sei o que pensaria o Vinicius do que o Mota e Grupo Tonga da Mironga aprontaram pra ele com o quadro da música Garota de Ipanema. Todas, em lindas evoluções por trás de saídas de praia ao vento, como lençóis, para depois descobrir um transformismo que foi simplesmente hilariante para o público. O Grupo foi ovacionado em cena aberta.

Público atento do princípio ao fim, as cenas apresentaram um rítmo adequado às frequentes e criativas mudanças de figurinos e cenário onde, por vezes, os próprios atores se transformavam em cenário, como por exemplo, andares de um edifício, em Construção.

Divertido, bem pesquisado, foi acalentador assistir um grupo de jovensdo Ensino Médio apresentar um trabalho tão bem elaborado sobre Vinicius de Moraes, um dos personagens mais importantes do Cancioneiro Brasileiro, e seus amigos e parceiros da Bossa Nova: Tom Jobim, Toquinho e Baden Powell.

4 comentários:

  1. Adorei a crítica-resenha, deu uma idéia bem legal do espetáculo e deu, também, muita vontade de assistir a peça.
    Nós, do Teatro da Barra, temos acalentado a idéia de encenarmos algo sobre Vinicius de Moraes e será bom conhecer um trabalho sobre este tema.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Doce dos Deuses! Os leitores deste blog vão ganhar muito com resenhas como esta -- queremos mais!

    ResponderExcluir
  3. Com certeza sera um prazer para o grupo tonga da mironga,ter a presença do teatro da barra,pois a cultura!tem que se unir,para levar-mos a todos um pouquinho do que é essa majestosa arte que é o teatro.

    ResponderExcluir
  4. Doce dos deuses façoparte do grupo.. vcs estão convidado para assistir a nossa proxima aprsentação do singular ao plural.. vinicius de morais, tenho mto prazer enorme em fazer parte desse grupo!!!tenho certeza que vão gosta da peça.

    ResponderExcluir