quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Auto do Túmulo de Anchieta em Vitória

O Auto do Túmulo de Anchieta, de Luiz Guilherme Santos Neves, será apresentado pelo Teatro da Barra/ES dia 14 de setembro de 2013 (sábado), às 16 horas. A peça está na programação do evento Lendo na Calçada/Sarau da 7 – promovido pela Casa Aberta, no Centro de Vitória.


Sob a direção de Paulo DePaula, Auto do Túmulo de Anchieta é uma farsa – dotada de humor e situações inverossímeis – à moda do dramaturgo português Gil Vicente (1465-1536). Utiliza personagens do passado (como Maria Ortiz e Padre José de Anchieta) e da atualidade (entre eles um trabalhador rural sem-terra, uma socialite e uma desfiadeira de siri) para tirar bons risos da plateia.

A partir do lançamento de um edital que oferece vagas para o túmulo do Padre José de Anchieta, os interessados têm que apresentar variados documentos que comprovem suas virtudes. A mestra de cerimônia se chama Cidade de Vitória e convoca uma comissão – a Comissão de Notáveis, composta por Maria Ortiz, Frei Pedro Palácios e Mestre Álvaro – para avaliar os currículos dos candidatos.


Do autor
Em 1609, o Padre José de Anchieta, falecido na aldeia de Reritiba, hoje cidade de Anchieta, teve seu corpo removido por índios para a vila de Vitória, onde foi sepultado num túmulo na igreja de São Tiago, hoje palácio Anchieta.

Logo depois, seus despojos foram retirados do túmulo e enviados para a Bahia. No Espírito Santo ficaria apenas uma tíbia, conservada num estojo no museu da Igreja Nossa Senhora da Assunção, fundada pelos jesuítas em Anchieta. Desde então o túmulo do beato manteve-se vazio, mas conservou sua tradição de monumento histórico, patrimônio cultural do Estado do Espírito Santo.

O Auto do Túmulo de Anchieta tem como inspiração o nobre túmulo do beato, embora tratado com um toque de farsa amena e risonha. Mas eu diria que também com um toque de carinho, sendo, pois, uma farsa amorável.

Luiz Guilherme
(Vitória, 18 de outubro de 2005)


Personagens: Cidade de Vitória (Mestra de Cerimônia), Mestre Álvaro, Maria Ortiz e Frei Pedro Palácios (Comissão de Notáveis), candidatos (Sem terra, Garota de programa, Político, Magistrado, Delegado de Polícia, Socialite, Penetra, Desfiadeira de Siri, Paneleira, Mestre de banda de Congo) e Padre José de Anchieta.

Ficha técnica
Autor: Luiz Guilherme Santos Neves
Diretor: Paulo DePaula
Produção e Figurinos: Zeiza Jorge

Elenco: Dulce Lodi, Thelma Lopes, Jaime Nilson, Dilio dos Santos, Luiz Cláudio Freitas, Keyla Santiago, Rodolpho Rohr, Walter Filho, Bruno Jorge, Thiago Emerick, Thais Bediaga, Ulisses de Paulino, Zeiza Jorge, Eloá Carvalho, Raul Mesquita e Paulo DePaula.

Participação: Banda de Congo Mirim Tambor de Jacaranema

Patrocínio
Funcultura – Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo
Apoio: 
Prefeitura de Cariacica, Prefeitura de Viana e Prefeitura de Vitória

Outras próximas apresentações:
Dia 21 de setembro, 14 horas, no Campo do Democrata, em Marcílio de Noronha, Viana;
Dia 28 de setembro, 16 horas, na Praça da Igreja de Cariacica Sede.

Mais informações:
Tel.: 3260-1146 / Cel.: 9935-1942 (Zeiza Jorge)

Lendo na Calçada/Sarau da 7
Troca de livros, contação de historias, oficinas de artes, lançamento de livros, palco aberto p/musica e poesia. Evento promovido todo primeiro sábado do mês de das 10h às 20h30. Porém neste mês de setembro será realizado no segundo sábado, dia 14/09.

Programação:
10h - Troca de livros, abertura da exposição em homenagem à cidade de Vitória, com obras dos artistas Alfredo Abel Tessinari e Wagner Veiga e lançamento de livros da autora Tamara Ramos;
10h30 - Contação de Histórias com o ator Anderson Lima e a Cia Phoenix de Teatro;
11h - Pintando a 7 - Atividade artística com crianças mediada pela arte-educadora Paula Ayala Hoffmann;
12h - Samba Raiz;
16h - Apresentação do Auto do Túmulo de Anchieta, com o grupo Teatro da Barra/ES;
17h30 - Música com a banda Santiago Emanuel, palco aberto para poesias com participação dos jornalistas Caê Guimarães e Alex Pandini.

Também haverá exposição e venda de marcadores de textos produzidos pela artista plástica Carmem Bridi.

Para saber mais clique aqui.

Um comentário:

  1. Os atores do Teatro da Barra/ES, atuando no Auto do Túmulo de Anchieta, estarão no espetáculo Vitória 462 anos, representando os tipos populares de Vitória Maria Ortiz - atriz Thelma Lopes (por coincidência o mesmo personagem do Auto) e Maurício de Oliveira - ator Walter Filho. É uma honra termos nossos atores fazendo parte de um elenco tão selecionado.

    ResponderExcluir