Desde 1976 o Teatro da Barra/ES vem apresentando a peça Anchieta:
Depoimento, e ultimamente o faz para os Andarilhos dos Passos de
Anchieta, que fazem seu primeiro pernoite do percurso de Vitória à
cidade de Anchieta (antiga Reritiba), na Barra do Jucu.
Este ano, de 2014, ano em que o Padre Anchieta, após mais de trezentos anos entre o processo de beatificação e Santificação foi, finalmente, santificado.
Neste ano de 2014 o Teatro da Barra/ES homenageia o Padre também com um mural de Anchieta entre os índios. O trabalho foi executado pelo artesão/artista Antonio Natural, da Barra do Jucu, para assim celebrarmos a passagem dos andarilhos e a santificação de Anchieta.
Natural inicia o seu trabalho em um muro ao qual acrescenta, com trabalho artesanal em cimento, as formas e figuras que irá retratar. Depois vem a interferência das tintas – as cores – e Natural – hábil em criar formas com o cimento – é também preciso no seu uso e mistura de cores. Nesta homenagem, vemos o Santo Padre sentado sobre uma pedra, circundado por índios. Os detalhes nos fazem pensar em “troca de informações”, ou “aprendizado” – pois Anchieta era constante e humilde em seu aprendizado sobre o mundo indígena.
Apresentamos aqui algumas cenas do desenvolvimento do trabalho do mural de Natural e o seu resultado final. Que se encontra no muro externo da Sede do Teatro da Barra/ES, na Barra do Jucu.
Fotos: Joanna Filgueiras
Lindo e oportuno trabalho do Toninho Natural para o Teatro da Barra. Ele está cada dia se superando na qualidade de seus trabalhos.
ResponderExcluir