quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Auto dos Reis à Procura do Rei

Em homenagem ao Natal e ao Dia de Reis, o Teatro da Barra/ES, juntamente ao grupo de coral da Barra apresentaram, de 2000 a 2007, o “Auto dos Reis à Procura do Rei”.

O espetáculo, que – a convite da Prefeitura de Vitória e da GR Arte&Educação – também foi encenado em dezembro de 2007 às portas da Igreja de Santo Antonio, em Vitória, apresenta a história do nascimento de Jesus Cristo de forma contada e cantada. A peça se desenvolve a partir do encontro dos reis magos com Herodes e culmina com a anunciação do nascimento do menino Jesus.

Na Barra do Jucu, o auto utiliza o som da Banda de Congo Mirim Tambor de Jacaranema, além de contar com símbolos do carnaval da Barra do Jucu: a vaquinha, a mulinha e o camelo, apresentados por membros da comunidade.


No ano inicial, o cortejo da peça partia da Praça Pedro Valadares e seguia até a Praia do Barrão, na Beira Mar. Depois da primeira apresentação o cortejo foi encurtado: na Brisa na Barra Pousada, Rua Ana Penha Barcelos, a história se desenrola com o aparecimento do anjo, que anuncia o nascimento de Jesus aos reis magos. Após o encontro com Herodes, a quem ensinam o caminho errado, os reis seguem com seu séquito, Estrela-Guia e demais personagens até a Praia do Barrão, onde o menino Jesus é finalmente encontrado pelos reis do Oriente, do Ocidente e do Congo.

A realização do auto envolve, de forma interativa, todos os segmentos sociais e entidades organizadas de uma comunidade, garantindo a preservação da cultura popular.

Texto e direção: Paulo DePaula
Figurinos: Curso de Design de Moda da Faculdade Novo Milênio e Zeiza Jorge
Iluminação e sonorização: Valmir Zatta
Regentes: Fernando Secomandi (2005 e 2006) e Cris César (2006 e 2007)

Um comentário:

  1. OLA, SOU FA NUMERO UM DA ATRIZ DULCE LODI, ESPERO QUE ME MANDE UM AUTOGRAFO VIRTUAL E CONTATO.
    ABRAÇOS
    ALVARO

    ResponderExcluir