quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Fedra em chamas

Apresentado no 3° Festival de Esquetes de Vila Velha, em outubro de 2004, pelo Teatro da Barra/ES, Fedra em chamas é uma adaptação livre dos mitos gregos Teseu, Fedra e Hipólito. Com base nos escritos de Eurípides e nas versões de Racine e Ivo Bender, Paulo DePaula também adaptou livremente o tema: os personagens heróicos foram substituídos por figuras populares, com viver e linguajar coloquial atual.

Entretanto preservou-se a dimensão do mito trágico da paixão que leva Fedra à destruição. Além da clássica obra “Fedra”, transportada por Racine para o Século XVII, Fedra em chamas faz-nos lembrar outros trabalhos da mitologia clássica como “Orfeu da Conceição”, de Vinicius de Moraes, trazido para uma favela brasileira, ou "A Navalha de Olofé", de M.M. Huidobro, peça de tema semelhante, trazida da mitologia Yorubá para um Carnaval de Cuba. Em Fedra em chamas os personagens situam-se no litoral capixaba.

Fedra, Hipólito e Enona estão também envoltos em emoções - aqui, invés de estar “na cadeia”, Teseu encontra-se “no mar”, e a paixão de Fedra pelo enteado Hipólito literalmente a incendeia. A cena se passa em uma casa simples, enquanto Fedra prepara sua fantasia de Rainha do Congo.

FICHA TÉCNICA:
Adaptação e direção: Paulo DePaula (SATEDIES –N°6 - RG 58.481/ES)

Trabalho de Corpo: Willian Rodrigues (SATEDIES) ID-RG 1.454.948/ES/SSP
Produção: Grupo Teatro da Barra
Figurino: Zeiza Jorge e Marilena Soneghet
Cenário: Paulo DePaula
Técnica Luz/Som: Teatro Municipal Vila Velha/ Grupo Teatro da Barra
Apoio: Casa de Cultura e Cidadania de Vila Velha, Brisa na Barra Pousada e a Comunidade.

ELENCO:
FEDRA - Joyce Ferreira Rosa
ENONA - Roberta Soares
HIPOLITO - Willian Rodrigues

Um comentário:

  1. Muita satisfação em a comissão julgadora haver elogiado a transposição do mito Grego e deuses com toque dos mitos Yurubá- e um Hipólito surfista a lém do uso do congo da Barra. Melhores recordações e ótimo aprendizado. O Festival é de grande valia, e felizees de estarmos comemorando o sucesso do 6o. festival DP

    ResponderExcluir