sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Auto do Túmulo de Anchieta na Tenda da Cultura

2010 começa muito bem para nós. Estamos na programação da Tenda do Vila Velha Verão para apresentar o Auto do Túmulo de Anchieta.

Escrita pelo pesquisador Luiz Guilherme Santos Neves, o auto utiliza personagens do passado (como Maria Ortiz, Frei Pedro Palácios e Padre José de Anchieta) e da atualidade (entre eles um trabalhador rural sem-terra, uma socialite e uma desfiadeira de siri) para tirar bons risos da plateia.


Trata-se de uma peça rica em humor e situações inverossímeis características da farsa, seguindo o estilo literário do dramaturgo português Gil Vicente (1465 - 1536). E esse trabalho, apresentado pelo Teatro da Barra/ES, sob direção de Paulo DePaula, poderá ser visto no próximo dia 27 de janeiro (quarta-feira), a partir das 19 horas, na Tenda do Vila Velha Verão, na Praia da Costa.

Tudo se desenrola a partir do lançamento de um edital para se concorrer a vagas no túmulo do Padre José de Anchieta. Os candidatos têm que apresentar variados documentos que comprovem suas virtudes. A mestre de cerimônia se chama Cidade de Vitória e convoca uma comissão – a Comissão de Notáveis, composta por Maria Ortiz, Frei Pedro Palácios e Mestre Álvaro – para avaliar os currículos dos candidatos.

Personagens:
Cidade de Vitória (Mestra de Cerimônia), Mestre Álvaro, Maria Ortiz e Frei Pedro Palácios (Comissão de Notáveis) e candidatos (Sem terra, Garota de programa, Político, Magistrado, Delegado de Polícia, Socialite, Penetra, Desfiadeira de Siri, Paneleira, Mestre de banda de Congo).
Serviço:
Auto do Túmulo de Anchieta, com o grupo Teatro da Barra/ES
Data: 27 de janeiro de 2010
Horário: Às 19 horas
Onde: Tenda do Vila Velha Verão 2010, na direção da av. Champagnat, Praia da Costa
Gratuito

Ficha técnica
Autor: Luiz Guilherme Santos Neves
Diretor: Paulo DePaula
Elenco: Dulce Lodi, Marilena Soneghet, Vitor Zuccolotti, Eduardo Valadares, Cleverson Comarela, Paulo DePaula, Newton Raposo, Bruno Jorge, Jaime Nilson, Keyla Santiago, Pedro Cogo, Liliana DePaula, Anita Bonadiman e Roberta Soares.
Participação especial: Banda de Congo Mirim Tambor de Jacaranema
Cenário: Valmir Zatta
Produção e Figurinos: Zeiza Jorge

3 comentários:

  1. Vanguardista. Belo enredo. Ótima oportunidade para conhecer e reconhecer os talentos e força da Cultura Capixaba.Até lá. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Paulo
    Estou no RJ.
    Se eu estiver em VV irei assistir o auto.
    Ainda não tive a oportunidade de assisti-lo.
    Um abraço
    E um Feliz Ano Novo.
    Luci Ane

    ResponderExcluir
  3. Paulo de Paula.
    Parabéns pela sua constante dedicação ao Teatro da Barra e em especial, seu desejo em difundir a cultura capixaba no ES, no nosso País e além mar.
    Abraço.
    Franz.

    ResponderExcluir