quarta-feira, 1 de junho de 2011

Zeiza Jorge e o Teatro da Barra/ES

Agora que foi publicado pela SECULT (2011) o livro “Teatro da Barra/ES – Inventário Analítico”, desejamos agradecer a Zeiza Jorge pela sua dedicação de 11 dos 35 anos do grupo – tanto como figurinista (mais de 150 figurinos) como produtora e, o que podemos chamar de “guardiã” do acervo do grupo, incansável na preservação do material – clippings, fotos, recortes, que o grupo vem “guardando” por todos estes anos. Zeiza teve a iniciativa de procurar o professor André Malverdes, especialista em arquivos, na UFES, e, reconhecendo ele que ali estava um depositário não só do Teatro da Barra/ES, como do Teatro do Estado, providenciou para que o material concorresse ao Edital 2010 da SECULT, tendo sido aceito e publicado com a ajuda de Joanna Filgueiras (coordenação) e Adriana Martinelli Spollati (arquivista).

Esse material começou a ser colecionado na década de 70 quando Walace Bonicenha era estagiário de História na Ufes, e depois a coleta prosseguiu com o auxílio de Walmir Zatta e, finalmente, Roberta Soares, que continua coletando e arquivando o material que surge em nossa imprensa. Sempre mantido na sede do teatro sob os cuidados de Zeiza, como um tesouro, esse tesouro pode agora ser consultado em livro – na Sede do Teatro – Rua Antônio Leão 114, Barra do Jucu, VV, ES – ou após agendamento pelos telefones 3260-1146 ou 9917-2672. O inventário analítico pode também ser consultado virtualmente pelo blog http://teatrodabarra-es.blogspot.com/.

Paulo DePaula, Margareth Galvão e Zeiza Jorge na Expo Memória do Teatro da Barra/ES. Ano: 2007.

No nosso blog desejamos oferecer estas linhas como um tributo a Zeiza Jorge, que teve seus olhos abertos para a preservação desse precioso material e a atitude de providenciar para que ele não ficasse perdido com o tempo.

À Zeiza o tributo e agradecimento do Teatro da Barra por sua dedicação, contribuição, trabalho e zelo pelo Teatro da Barra/ES fazendo do nosso Grupo um grupo atuante e de relevo na vida cultural de Vila Velha, e do Estado.

Com um abraço fraterno do Grupo e de Paulo DePaula, Diretor

Um comentário:

  1. Desde que entrei no Teatro da Barra sempre me deparei com Paulo DePaula acompanhado de Zeiza Jorge em todas as fases dos espetáculos: planejamento, ensaios, produção, figurinos, apresentações, avaliações, assim como na estruturação do Grupo. Ela é uma das colunas que sustentam o Teatro da Barra.

    ResponderExcluir