segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011 do Teatro da Barra/ES

Neste ano de 2011 tivemos muitas ações, como a continuidade do projeto Noite de esquetes, o lançamento do acervo do Teatro da Barra/ES amparado por Edital da Secult, apresentação da peça Anchieta: Depoimento e participação ativa nos Saraus da Academia de Letras Humberto de Campos. Além disso, o diretor Paulo DePaula foi um dos homenageados da VII edição do Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória. Acompanhe a seguir nossa retrospectiva 2011.

Em janeiro tivemos a 3ª edição da Noite de Esquetes do Teatro da Barra/ES na Brisa na Barra Pousada.
Apresentação na Brisa na Barra Pousada
Muitos esquetes foram apresentados pelo Teatro da Barra/ES na Academia de Letras Humberto de Campos durante edições do Sarau Domingo Poético. Em 2011 a primeira foi O silêncio às vezes diz tudo, em 27 de março.

E a partir dessa apresentação a professora Luci Ane Melo nos convidou para apresentar o mesmo esquete na UMEF Desembargador Ferreira Coelho, na Glória, para estudantes da 6ª série.

Uma grande conquista para o grupo foi a disponibilização – no mês de março de 2011 – do acervo do Teatro da Barra/ES de forma organizada e sistematizada para pesquisas sobre o teatro no Espírito Santo. Todos os documentos encontrados nesse acervo estão registrados no livro-catálogo Teatro da Barra/ES – Inventário Analítico, escrito por André Malverdes, Joanna Filgueiras e Paulo DePaula.

No final de abril levamos a Noite de Esquetes para a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES).

Em maio participamos da programação da XIV Semana Cultural da Faculdade Saberes com a apresentação dos esquetes Dúvidas pascoais (de Antonio Rocha Neto), Crianças digitais (de Vitor Zucolotti), Amigas ao telefone (de Luis Fernando Verissimo), A consulta (de Antonio Rocha Neto) e Degustação de vinho em Minas (de Luis Fernando Verissimo).

Grupo na Faculdade Saberes
No mês de junho, participamos da programação dos Passos de Anchieta com a apresentação da peça Anchieta: Depoimento na Casa da Cultura e Cidadania de Vila Velha.

Grupo na Casa da Cultura e Cidadania
Contamos nesse período, inclusive, com o apoio da MP Publicidade, que elaborou os panfletos de divulgação do espetáculo e folders permanentes de divulgação do Teatro da Barra/ES.

Levamos o esquete Árvore genealógica para o Sarau Domingo Poético do mês de julho.

Fizemos nossa homenagem ao Dia das Crianças na edição de outubro do Sarau Domingo Poético apresentando o jogral Versos para uma rua moderna, com base no texto homônimo de Marilena Soneghet.

Em 13 de outubro, no Teatro Carlos Gomes, durante abertura do VII Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória, o diretor do Teatro da Barra/ES, Paulo DePaula, recebeu as honras do evento.

No Teatro Carlos Gomes
No mês de novembro Paulo DePaula e a produtora Zeiza Jorge recepcionaram estudantes da Escola Estadual Judith Goes Coutinho e participantes do Encontro Regional dos Estudantes de Comunicação Social (ERECOM).

Que 2012 seja tão pleno de atividades quanto 2011. Feliz 2012!

Um comentário:

  1. Nosso esforço coletivo produziu bem em 2011. Que em 2012 ele continue, mas o apoio dos órgãos competentes da área cultural precisa melhorar e muito!!!

    ResponderExcluir